sábado, 28 de setembro de 2013

SUGESTÕES PARA DEIXAR SUA SALA DE AULA MAIS AGRADÁVEL E ATRAENTE

A sala de aula é um dos locais na escola onde os alunos aprendem e trocam experiências. Uma sala de aula não precisa ser um local apenas com carteiras, cadeiras, lousa e mesa. O ambiente de aprendizado também pode ser agradável, bonito e colorido principalmente se é uma sala de aula onde os aprendizes são as crianças.

Uma sala de aula para alunos do 5º ano pode conter jogos, cartazes, cantinho da leitura e adereços de decoração didáticos que possam de uma forma dinâmica contribuir para o seu crescimento interior e aprendizado.Cartazes com palavras de moral e ética também são enfeites de qualidade que embelezam ao mesmo tempo que ensina e incute bons ideais nos jovens.


Organizar cantinhos na sala de aula é garantir o processo de letramento dos alunos de forma criativa, lúdica e competente.


ORGANIZANDO SUA SALA

Arrumando as carteiras


A organização tradicional das cadeiras – enfileiradas e voltadas para frente – ainda é a mais usada, mas há outros arranjos que deixam de colocar o professor como único detentor do conhecimento. Ordená-las em círculo, em forma de “U” ou em grupo, possibilita que os estudantes troquem informações entre si e se sintam à vontade para expor suas ideias, o que, pelas teorias pedagógicas modernas, é a forma mais eficiente de aprendizado.

Cantinho da Leitura



É um espaço importantíssimo na sala de aula. Onde os alunos encontrarão variados materiais de leitura: livros, revistas, gibis, jornais, livros de receitas, atlas, dicionários, etc.
Os alunos aprendem a manusear o material (escolher o material, ler e devolver no mesmo lugar), a ter cuidado com o material (não amassar, rasgar ou rabiscar) ampliando sua autonomia, além de favorecer para a ciranda de livros, onde o aluno pode levar o livro para casa e depois compartilhar a leitura com os colegas.

Cantinho do Painel de Noticias




Esse cantinho tem o objetivo de informar para os alunos os acontecimentos diários ocorridos na cidade, estado e país divulgados no jornal. Pode ser também utilizado para divulgar um evento da escola ou comunidade.

Cantinho dos Jogos


O jogo e as brincadeiras nas séries Iniciais do Ensino Fundamental constituem um elemento indispensável para uma significativa e efetiva aprendizagem. O jogar e o brincar estão presentes e, aparecem como fundamentais no desenvolvimento de competências e habilidades, possibilitando à criança apropriar-se do conhecimento de forma significativa e prazerosa no cotidiano escolar.

Calendário



O calendário escolar é de extrema importância, pois ele é um elemento constitutivo da aprendizagem do aluno para que o mesmo utilize o calendário como forma de organizar acontecimentos e compromissos comuns ao grupo, interpretando a série numérica, compreendendo certas regularidades das medidas de tempo, como dia, mês e ano.

Aniversariantes



Com o painel de aniversariantes o aluno poderá conhecer as datas de aniversário dos colegas da turma; compreender como surgiu a necessidade humana de marcar a data de nascimento, etc. 

Painéis e Cartazes





Os painéis e cartazes são os recursos didáticos mais utilizados nas escolas, pois permite visualizar as informações tanto em sala de aula quanto nos murais externos da escola. É de extrema importância o reconhecimento desses painéis e cartazes como um instrumento didático-pedagógico simples e indispensável para facilitar o ensino aprendizagem dos alunos e tem a finalidade de divulgar os diversos tipos de mensagens dos alunos.

O Planejamento


O planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. A sua ausência pode ter como consequência, aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e tornando as aulas desestimulantes.Portanto, o bom planejamento das aulas aliado à utilização de novas metodologias (filmes, mapas, poesias, músicas, computador, jogos, aulas práticas, atividades dinâmicas, etc.) contribui para a realização de aulas satisfatórias em que os alunos e professores se sintam estimulados, tornando o conteúdo mais agradável com vistas a facilitar a compreensão.

Diário de Classe atualizado

O diário de classe atualizado serve como instrumento de registro do professor e também como base para o acompanhamento e avaliação por parte do pedagogo junto ao aluno, referenciando as atividades de planejamento e avaliação a momentos imprescindíveis para que este acompanhamento pedagógico ocorra, valorizando a sua constante prática pedagógica.

VEJA ALGUNS MODELOS DE CRIATIVIDADE





Nenhum comentário:

Postar um comentário