Do planejamento à avaliação, a documentação é uma ferramenta indispensável para organizar, analisar e reavaliar a prática docente
Para quem dá aulas, o registro
representa muito mais que um roteiro de aula ou uma enumeração de atividades
desenvolvidas com a turma. Escrever sobre a prática faz pensar e refletir sobre
cada decisão que foi ou será tomada, permitindo aprimorar o trabalho diário e
adequá-lo com frequência às necessidades dos alunos.
O que não falta no dia a dia do professor são oportunidades para colocar ideias e flexões no papel - ou na tela do computador. Ao fazer o planejamento, por exemplo, ele pode antecipar o que pretende alcançar em sala e pensar em como trabalhar com o grupo. "Sem essa reflexão, o docente corre o risco de estar sempre improvisando", diz Paula Stella, coordenadora pedagógica do Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (Cedac), em São Paulo.
O que não falta no dia a dia do professor são oportunidades para colocar ideias e flexões no papel - ou na tela do computador. Ao fazer o planejamento, por exemplo, ele pode antecipar o que pretende alcançar em sala e pensar em como trabalhar com o grupo. "Sem essa reflexão, o docente corre o risco de estar sempre improvisando", diz Paula Stella, coordenadora pedagógica do Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (Cedac), em São Paulo.
Já ao elaborar registros ou anotações
depois das aulas, é possível se questionar sobre o que aconteceu em classe e
identificar as conquistas da turma e os conteúdos que ainda precisam ser mais
bem
Nenhum comentário:
Postar um comentário